CRONOGRAMA DE PROVAS

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Nota de falecimento



É com grande pesar que venho comunicar o falecimento da querida e companheira colega de trabalho Professora Rosa Nunes, ela era professora de língua portuguesa da Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia de Queiroz, período matutino.
Rosa Nunes, deixa duas filhas amigos familiares e muita saudade. Vá em Paz professora, teremos a certeza que será mais um anjo orando por nós no céu.

terça-feira, 26 de julho de 2011


A todos que já chegaram nessa fase da vida tão linda e maravilhosa. Parabéns!!!!

sábado, 16 de julho de 2011

Estão abertas as inscrições para os cursos on line oferecidos pela nova escola:
--> O uso de jogos para ensinar matemática;
--> O uso ca calculadora na sala de aula.

Prêmio Victor Civita




Fiquem ligados com o prazo de inscrição do PRÊMIO VICTOR CIVITA.






Aproveitem, pois uma semana já se foi...

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Minha história


Há 6 anos Deus, fez com que nossos caminhos se cruzassem.Engraçado por que parece que foi ontem. Nossas vidas era assim: a sua filha; a minha filha, hoje temos também os nossos, que são frutos de muito amor.
Marcelo espero que esses não sejam somente os primeiros seis anos de nossa vida juntos, mas que haja mais 5,10,20; 6 anos.
Que neste dia o Senhor possa derramar sobre nós todas as suas bênçãos, e que tenhamos muita força para podermos estarmos sempre unidos, para que nossa família sinta em nós a verdadeira fortaleza.
Beijos, abraços da sua eternamente Elaine.

segunda-feira, 11 de julho de 2011



Calendário OBMEP - 2011

18 de abril Abertura das inscrições
(exclusivamente neste site)
03 de junho Encerramento das inscrições
16 de agosto
(terça feira)
Provas da 1ª Fase
(horário definido pelas escolas)
26 de agosto Data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase.
03 de outubro Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas.
03 a 21 de outubro Período para as escolas indicarem, no site da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase
05 de novembro - Nova data
(Sábado)
Provas da 2ª Fase
14h30 - horário de Brasília
fevereiro de 2012 Divulgação dos premiados

* A escola deverá telefonar para 21-2529-5084 caso não receba até o dia 21 de outubro de 2011 a confirmação dos classificados com o local de realização das Provas da Segunda Fase.



Sugestão para simulado

1- A palavra equação significa:

a) diferença;

b) igualdade;

c) incógnita;

d)expressões.

2- A expressão algébrica 2x+1 é representada por :

a) O dobro de um número;

b) um número mais 1;

c) Um número ímpar.

d) n.d.a

3- Como representamos a simbolicamente a expressão algébrica 4y-20?

a) A diferença entre o quádruplo de um número e vinte;

b) Um número menos vinte;

c) O quádruplo da diferença entre um número e vinte;

d) O quádruplo de um número mais vinte.

4- Em um quintal há galinhas e coelhos, totalizando 124 pés e 37 cabeças. Qual o número de galinhas e coelhos existentes nesse quintal?

a) 12 e 25

b) 23 e 12

c) 2 e 4

d) 13 e 35

5- O quíntuplo de um número mais 14 é igual a 74. Qual é esse número?

a) 12

b) 10

c) 5

d) 25

6- Os submúltiplos do grau são:

a) minuto e segundo

b) hora e minuto

c) hora e segundo

d) hora e grau

7- 13° possui quantos minutos?

a) 720’

b) 780’

c)520’

d)600’

8- 570 graus possui quantos minutos e segundos?

a) 9° 30’

b)9°

c)57° 20’

d) 20° 15’

9- Todo ângulo cuja medida é maior que 90° e menor que 180° é chamado de:

a) Agudo;

b) Obtuso;

c) raso;

d) reto

10- Como posso classificar o ângulo abaixo?

a) agudo b) reto c) raso d)obtuso

Respostas

1- b 2- c 3-a 4-a 5-a 6-a 7-b 8 -a 9-b 10-d

lista 7º

1- Complete utilizando _____ ou _____:

a) 32 _____N

b) 15 _____Z

c) -25_____Z

d) {0,2,4,6...} ______ {Números pares}

e) 9________ { múltiplos de 3}

f) 6________ {0,3,6...}

2- Escreva a representação decimal de cada fração:

a) __5__

4

b) __15__

8

3- Dê a representação fracionária nos casos abaixo:

a) 0,17=

b) 265,36=

c) 78,3=

d) -4,02=

e) 4,63=

f) 1,003=

4- Calcule as expressões:

a) ­­­_6_ + __5__

4 3

b) 3 - __7_

4

c) _2_ : __4__

3 5

5- Baseados nos conhecimentos adquiridos em sala de aula a ssinale (v) verdadeiro ou (f) falso:

a) ( ) 56 é múltiplo de 7.

b) ( ) {2,4,3,6,9,12,18,36} são divisores de 36.

c) ( )105 é divisível por 3.

d) ( ) 6 é divisor de 48.

e) ( )17 é um número primo.

6- O valor de x é

a) ( ) 130°55’

b) ( ) 130°15’

c) ( ) 107°15’

d) ( ) 107°55’

7- Um retângulo tem um perímetro de 36 cm. Observe. (1,0)

4x

2x 2x

4x

Então os lados desse triângulo medem respectivamente:

a) 2,4,2,4

b) 6,12,6,12

c) 8,8,5,5

d) N.d.a

8. Em uma cidade do sul do Brasil, no inverno, foi registrada uma temperatura de 2°C negativos durante a madrugada. Como, ao amanhecer, havia aumentado 5°C, a temperatura em graus centígrados, podia ser representada por:

a) ( ) +7 c) ( ) +5

b) ( ) –2 d) ( ) +29

9. A expressão – [ –7 +(–13 + 8) – (–5 – 12)] representa o número:

a) ( ) –29 c)( ) +5

b) ( ) –5 d) ( ) –15

10- Encontre o conjunto solução das equações abaixo:

a) 5x=15

b) 4x=12

c) 28x=7

d) 3x=27

e) 9x=-36

f) x-5=6

g) 37=x-53

h) x-11=-6

lista 7º

1- Na expressão a . [(ab – 2²) + 3 (a – b)], a = –2 e b = +4. O valor da expressão é:

a) ( ) 20

b) ( ) 28

c) ( ) 44

d) ( ) 60

2- Indique (V) verdadeiro ou (F) falso para cada uma das alternativas abaixo:

a) ( ) A resposta da equação 2x=12 é x=6.

b) ( ) 2x+4=20 não é considerada uma equação do 1º grau.

c) ( ) x=7 é a resposta da equação 3x=21

d) ( ) Toda equação possui variáveis.

e) ( ) Equação é toda sentença matemática com letras expressa por uma igualdade.

Podemos afirmar que, durante essas semanas:

a) ( ) a menor temperatura registrada foi de 0°C e entre a 2.ª e a 3.ª semanas a temperatura diminuiu 7°C.

b) ( ) a menor temperatura registrada foi de –7°C e entre a 2.ª e a 3.ª semanas a temperatura aumentou 1ºC.

c) ( ) a menor temperatura registrada foi de –7°C e entre a 2.ª e a 3.ª semanas a temperatura diminuiu 8°C.

d) ( ) a menor temperatura registrada foi de –9°C e entre a 2.ª e a 3.ª semanas a temperatura diminuiu 5°C.

3- Complete as questões abaixo utilizando as palavras citadas no quadro abaixo:



Triângulo acutângulo escaleno isósceles obtusângulo retângulo equilátero


  • ______________ é uma figura Geométrica de três lados.
  • Triângulo________________ possui três lados iguais.
  • Triângulo _____________tem todos os ângulos internos agudos (menores que 90º).
  • Triângulo ________________tem um ângulo interno reto (igual a 90º).
  • Congruente significa ___________.
  • Triângulo________________ possui três lados diferentes.

4- O dobro de um número somado com o triplo dele é 60. Que número é esse?

5- A soma de dois números é 120 e sua diferença são 40. Que números são esses?

Ampliação das possibilidades pedagógicas com o uso do software livre

Os meios tecnológicos está ao alcance de todos, a informação já não mais medida, algo impossível nos dias atuais, não se pode mais afirmar o quanto se sabe, a informação transcende os limites do conhecimento e das nossas capacidades. Hoje a única certeza que temos é a mudança que acompanha a todos nós a todos os momentos.

As mídias vieram para facilitar nossas vidas nos trazendo benefícios, em todos os setores, como finanças, saúde. Assim como a tecnologia acelerou o seu processo de mudança nós também precisamos nos adequar ao novo meio.

A tecnologia não tem preconceito atinge a todas as pessoas de classes sociais, raças e crenças. Na escola não poderia ser diferente pois é o meio que todos utilizam para ajudar na formação de crianças, jovens e adultos.A tecnologia é uma ferramenta que pode ser usada em todas as realidades sociais, ela se encaixa perfeitamente em qualquer lugar.

Infelizmente ainda é preciso ter condições financeiras para abrir as portas para convidá-la a fazer parte de mais um meio de comunicação das pessoas que ali reside. Mesmo por que dependendo do sistema operacional o valor do equipamento tem valor elevado. Mas graças ao um aluno de engenharia de computação Linus Torval, a concorrência tecnológica aumentou e junto com ela a popularização do Linux um software livre cheio de recursos e de fácil acesso.

Dia de São Bento

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dia de Santa Maria Goretti


Santa Maria Goretti
1890-1902

Maria Goretti, humilde camponesa, nasceu em 16 de outubro de 1890 na cidade de Corinaldo, província de Ancona, Itália. Seus pais, Luiz e Assunta, criavam os sete filhos em meio à penúria de uma vida de necessidades, mas dentro dos preceitos ditados por Jesus Cristo.

A menina Maria, por ser a mais velha, cresceu cuidando dos irmãos pequenos em casa, enquanto os pais labutavam no campo. Uma de suas irmãs, mais tarde, tornou-se freira franciscana. As dificuldades financeiras eram tantas que a família migrou de povoado em povoado até fixar-se num povoado inóspito chamado Ferrieri. Nessa localidade, a família passou a residir na mesma propriedade de João Sereneli, ancião de sessenta anos de idade que tinha dois filhos, Gaspar e Alexandre, este com dezoito anos de idade. Assim, todos trabalhavam na lavoura enquanto a jovem Maria cuidava da casa e dos irmãos pequenos.

Desse modo, Maria nunca pôde estudar, mas ao lado da família sempre freqüentou a igreja. Ela só estudou o catecismo para fazer a primeira comunhão, aos doze anos de idade, um ano após a morte de seu pai. Quando isto ocorreu, o senhor João, compadecido, manteve tudo como estava, contando apenas com a viúva para o trabalho na lavoura. Porém o problema era seu filho Alexandre, que passara a assediar Maria. Apesar da pouca idade, ela era bonita e bem desenvolvida, já atraindo os olhares masculinos. Como recusasse todas as aproximações do rapaz, este se irritou ao extremo. Até que, no dia 5 de julho de 1902, ele perdeu a razão e a tragédia aconteceu.

Naquele dia, Alexandre trabalhava ao lado de Assunta quando inventou um pretexto, deixou a lavoura. Foi para o lar dos Goretti portando uma barra de ferro com ponta afiada, sabia que Maria estaria sozinha e indefesa. Primeiro insinuou, depois exigiu, por fim ameaçou a jovem de morte se não satisfizesse seus desejos. Mesmo temendo o pior, Maria resistiu dizendo que aquilo era um pecado mortal. Alexandre, transtornado por não alcançar seu intento, passou a golpear violentamente o corpo da menina.

Ela ainda foi levada com vida a um hospital, após ser vitimada com quatorze perfurações. E teve tempo de perdoar seu agressor, pedindo a sua mãe e seus irmãos que fizessem o mesmo, por amor a Jesus. Maria Goretti morreu no dia seguinte ao ataque, no dia 6 de julho de 1902.

Quanto a Alexandre, foi preso, quase linchado e condenado a trabalhos forçados. Porém, depois de vinte e sete anos de prisão, foi solto por bom comportamento. Depois de ir a Corinaldo pedir perdão à mãe de Maria Goretti, ingressou num convento capuchinho, onde viveu sua sincera conversão até morrer.

Muitos milagres passaram a acontecer por intercessão da pequena menina virgem. A fé na sua santidade cresceu e espalhou-se de tal forma no mundo cristão que, em 1950, ela foi canonizada.

Na solenidade, estava presente a sua mãe Assunta, então com oitenta e quatro anos, ao lado de quatro de seus filhos e Alexandre Sereneli, o agressor sinceramente convertido.

O papa Pio XII declarou santa Maria Goretti padroeira das virgens cristãs. Atualmente continuam as romarias ao Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Nettuno, onde se encontra a sepultura da santa, há dez quilômetros do povoado onde tudo aconteceu.


sábado, 2 de julho de 2011

Novas tecnologias um desafio?

Estamos vivendo um tempo em que a sociedade se depara com conceitos e contradições, para que ocorra uma aprendizagem eficaz. Na verdade o que vemos hoje é uma aprendizagem transitória, onde se fala muito em mudança, que convida a nos abrir a conceitos, posturas e até mesmo nossas crenças educacionais.

Aquilo que acreditamos ser o certo ou errado já não podemos mais assim afirmar. A prisão ao processo arcaico e tradicional de educação nos impede de chegarmos ao novo. E os faz questionar: Como aprender? O que devo aprender? E o que aprender?. Assim também nos faz refletir em: Como ensinar? O que ensinar? O que devo ensinar?

Fazer uma série de indagações nos faz ver que cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige, em termos educacionais costuma ser interpretado como fracasso escolar. Pois, o que a sociedade hoje vive é uma multiplicação de informações fazendo assim uma mudança cultural.

Juan Ignácio Pozo diz: “Não cabe mais a educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas; ao contrário, ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais. “ (2007,p.35)

Não podemos mais medir o conhecimento de nossos alunos, pois os mesmos aprendem e adquirem informações de forma instantânea, fazendo do conhecimento uma escada rolante, onde a informação se tornou o motor dessa escada.

A diversidade de mídia que hoje temos acesso transformou completamente a nossa linguagem a nível social. Pedro Demos aborda a “linguagem de computador” que de certa maneira traz uma convergência em relação ao texto impresso em que ele não se torna o principal, mas o fundamental para o desenvolvimento.

A variedade de linguagens em que as crianças se deparam hoje é chamada de multimodal onde encontram num texto várias coisas inclusas: som, imagem, texto e animações. A tecnologia nos dá todo esse suporte trazendo para nós todo um encantamento como um cante de uma sereia. As novidades cada vez mais facilitam a resolução de determinadas situações encontradas em nossos dia-a-dia.

É preciso que deixemos as nossas velhas roupas gastas e cheirando à mofo, é necessário que troquemos a nossa roupagem enquanto educadores. Precisamos nos capacitar dia pós dia para acompanharmos aquilo que nossos alunos cidadãos nativos utilizam fora das escolas. Não importa se somos chamados imigrantes. Somo imigrantes sim, mas com espírito nativo.


Lauda. Autora: Ovando, Elaine Cristina Braga 09/03/2011