CRONOGRAMA DE PROVAS

domingo, 7 de agosto de 2011

Projeto


PROPOSTA DO PROJETO APRENDENDO MATEMÁTICA.

Identificação
Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia e Queiroz
Campo Grande MS
Público alvo: alunos dos 1º ao 9º ano
Turnos: Matutino e Vespertinos
Nº de alunos: alunos
Professores Idealisadores:, Elaine Cristina Braga Ovando, Diomedes Queiroz de Souza.
Equipe técnica: Divonete Queiroz, Susana Soken , Jane, Ellen, Fátima,
Apoio:Fernando Vargas

Problemática a ser estudada
Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da ideia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio. Sendo assim o mesmo entende que o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico.
Para Piaget, a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento "total" do organismo (1952, p.7) :Do ponto de vista biológico, organização é inseparável da adaptação: Eles são dois processos complementares de um único mecanismo, sendo que o primeiro é o aspecto interno do ciclo do qual a adaptação constitui o aspecto externo.
Percebemos então a necessidade de nossos alunos passarem por esse processo de ensino aprendizagem, não só apenas aprender por aprender, mas aprender e adaptar esse conhecimento ao meio. Por isso idealizamos o projeto APRENDENDO MATEMÁTICA, para servir de suporte para  facilitar nossos trabalhos em sala de aula e principalmente o entendimento e aprendizado de nossos alunos com os conteúdos propostos.






Justificativa

Levando em consideração que as dificuldades encontradas são justamente uma falta de ajustamento do intelectual com o meio biológico é que queremos proporcionar uma disputa, primeiramente com o eu de cada um e depois entre os alunos da sala.
O projeto APRENDENDO MATEMÁTICA será uma ponte de ligação entre a linguagem e o raciocínio. Não existe raciocínio sem atenção, e nem atenção sem percepção e concentração. O que iremos fazer através desse projeto é um verdadeiro mapa conceitual, onde uma coisa será ligada a outra e aí então chegaremos ao fator comum que será o aprendizado. Mostrando aos alunos essa proximidade entre os conceitos e a prática é fundamental para que o aprendizado seja realmente significativo.


Objetivo
àSentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções, despertando o gosto pela matemática e o raciocínio lógico.
à  Desenvolver o conhecimento cognitivo dos nossos alunos de forma eficaz fazendo com que os mesmos desenvolvam:  atenção, percepção, memorização, raciocínio, concentração, imaginação e linguagem matemática adequada.

à Desenvolver situações problema, criada por eles  ;

Disciplina envolvida

Matemática


Conteúdo
  1. Tabuada;
  2. situações problema envolvendo as operações estudadas;
  3. Porcentagem;
  4. Frações.
Metodologia

O  desenvolvimento Será dividido em  4  etapas:
1ª etapa: Instigar nossos alunos  através de jogos(bingo de tabuada, jogo da memória, produção de situações problema)
2ª etapa: Disputa entre alunos da sala, troca de produções um resolvendo o do outro, fazendo correções de produções e execuções de outros colegas, disputa de tabuada, entre colegas da sala;
3ª etapa: Disputa de interclasses através de provas envolvendo conhecimento de adquiridos em sala de aula;
4ª Etapa: Confraternização.

Recursos a serem utilizados
à Sala de tecnologia (jogos)
à Papel, lápis, borracha.
à Cartazes.
à Tesoura;
à Cola;
à Tinta guache;
à Papel manilha:
à Caixa de som
à Microfone.

Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com o desempenho de cada um e a interação com os grupos.

Divulgação

Referências bibliográficas

http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm

Um comentário:

  1. oi profi esculpas por dar parabens atrasado ea helen do 6ano a

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