CRONOGRAMA DE PROVAS

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Trabalhando números Naturais com alunos de baixa visão.

Sabemos que alunos com baixa visão é um desafio para educadores, o trabalho com alunos com baixa visão baseia-se no princípio de estimular a utilização plena do potencial de visão e dos sentidos remanescentes, bem como na superação de dificuldades e conflitos emocionais. Estes alunos devem aprender a perceber visualmente as coisas, as pessoas e os estímulos do ambiente. Para isto, os educadores devem despertar o interesse dos alunos e estimular o comportamento exploratório por meio de atividades orientadas e adequadamente organizadas a partir de critérios que contemplem as necessidades individuais e específicas destes alunos. Foi pensando nisso que preparei esse material

 Relatando a atividade

Foi feita uma abordagem na sala de aula a respeito dos conjuntos numéricos e partindo daí números naturais, foi falada sobre as definições e conceitos. 
O material que confeccionei para a aluna foi feito em fonte 30, me preocupei com uma linguagem simples e de fácil entendimento

" Pertencem ao conjunto dos naturais os números QUE JÁ FOI ESTUDADO ATÉ HOJE, incluindo o zero. Esse conjunto é representado pela letra N maiúscula. Os elementos dos conjuntos devem estar sempre entre chaves."
N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, ... } 

Após trabalhar esses conceitos e discutir com todos os alunos em sala, propus uma atividades aos demais e para minha aluna portadora de baixa visão a atividade foi diferenciada. Foi confeccionado um dico em forma de varal.
Esse material foi confeccionado com prato de bolo de aniversário, e prendedor de roupa.
Eu fiz as seguintes propostas que essa aluna organizassem os números em ordem crescente e registrasse como no exemplo logo abaixo.
OS NÚMEROS NATURAIS COMEÇA NO  ZERO (0) E VAI ATÉ O INFINITO (∞)

0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,_____, _____, _____, _____, _____, ______, ______ 
 O mais importante não é somente propor um jogo, ou um material somente por dar o registro é extremamente importante também, assim como essa atividade de registro e manipulação do material, pedi que fizesse várias outras atividades.
Identificando os números pares.
Números ímpares
Depois os sucessores antecessores. Vale lembrar que uma atividade deve está bem amarrada a outra pois o conhecimento só acontece quando praticamos o que aprendemos e os registramos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário