CRONOGRAMA DE PROVAS

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Como trabalhar Tangran

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.
Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".
Trabalhar com o tangran, é muito importante, pois o aluno desenvolve noções de medidas, passa a ter um conhecimento maior sobre figuras planas e como, área, perímetro, ângulos.
1º passo - O meu trabalho com meus alunos foi bem produtivo, dividi a sala de 32 alunos em grupos de 4 pessoas, cada grupo comprou papel 1 folha de papel cartão, lembrando que cada grupo comprou papel cartão de cores diferentes.
Os grupos se reuniram em seus respectivos grupos, com os materiais solicitados em aula anterior (régua, esquadro, tesoura) e construíram as peças.
2º passo- Disponibilizar  as figuras que podem servir de base para montar figuras.













Em breve colocarei os resultados obtidos em sala.

4 comentários:

  1. Terezinha das Graças de Souza Couto.18 de outubro de 2012 às 06:34

    Oi Elaine. Parabéns pelo blog. O seu post sobre trabalho com o tangram me ajudou d+.Obrigada! Que Deus continue iluminando você.
    Forte abraço.
    Terezinha das Graças de Souza Couto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA TEREZINHA. NÃO SABE O QUANTO ME INCENTIVA A POSTAR MAIS PRÁTICAS AQUI. ABRAÇOS.

      Excluir
  2. Parabéns Elaine pelo seu trabalho, ele e muito importante.

    ResponderExcluir