Bem Vindo à esse espaço que foi criado para você.

zwani.com myspace graphic comments

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Planejamento 8°


Álgebra
1° Bimestre
1. Conjunto dos números naturais
3. Conjunto dos números racionais
4. Conjunto dos número Reais
* Números irarcionais;
* Representação Geométrica;
*O que é um Número Real
5- Número Irracionais
7. Linguagem Algébrica
Habilidades
*Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar, subtrair, calcular potências, calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos.
* Operar com números racionais em forma decimal e fracionária: adicionar, multiplicar, subtrair, dividir e calcular potências e  a raiz quadrada de quadrados  perfeitos.
* Resolver problemas que envolvam números racionais.
2° Bimestre

       à  Operações com Expressões Algébricas Básicas
è  Valor Numérico de uma Expressão
è Fatoração: Quadrado da soma, Quadrado da diferença, produto da soma pela diferença
è Fator comum
è Agrupamento
è Diferença de dois quadrados
è Trinômio quadrado perfeito.

Habilidades
-Utilizar a linguagem algébrica para representar  simbolicamente as propriedades das operações nos conjuntos numéricos e na geometria.
- Traduzir informações dadas em textos ou verbalmente para a linguagem algébrica.
- Utilizar a linguagem algébrica para resolução de problemas.
- Conceitos
* Somar, multiplicar e subtrair polinômios.
 *Dividir um monômio por um monômio.
*Dividir um polinômio por um monômio.
*Reconhecer os produtos notáveis.
* Fatorar uma expressão algébrica.
-Calcular o valor numérico de uma expressão.
- Utilizar valores numéricos de expressões algébricas para constatar a falsidade de igualdade ou desigualdades.

3° Bimestre
-Equação do 1° grau
- Equação impossível e equação indeterminada
-Equação Literal do 1° grau
- Equação do 1° grau com duas incógnitas
*Resolução algébrica de um sistema.

Habilidades
*Conceitos
*Resolver situações envolvendo equação do 1° grau
* Identificar a(s) solução(ões) de um sistema de duas  equações lineares.
      * Resolver problemas que envolvam um sistema de

4° Bimestre
- Sistema impossível  e sistema indeterminado;
- Divisão de um número em partes proporcionais;
- Inequação do 1° grau;
- Fração Algébrica;
- Equação Fracionárias;
Sistema de equação Fracionária.
Habilidades
-Utilizar a linguagem algébrica para representar  Sistema impossível  e sistema indeterminado
- Traduzir informações dadas em textos ou verbalmente para a linguagem das frações algébrica.
- Utilizar a linguagem algébrica para resolução de problemas envolvendo sistemas de equações fracionária.
Avaliação
è Atividades em sala
è Simulado
è Avaliação Bimestral
è Avaliação Mensal
è Trabalhos.
è Laboratório de matemática.
Geometria

1° Bimestre
- Introdução
*Conceitos primitivos
* Postulados
- Retas coplanares;
-Retas Transversais
-Retas paralelas.
-Ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal;
- Figuras geométricas: Propriedades e Teoremas
- Polígono;
-Elementos de um polígonos.

Habilidades
·         Reconhecer o vértice e os lados de um ângulo;
·         Determinar a medida de um ângulo;
·         Conhecer as unidades: grau, minuto e segundo;
·         Operar com medidas de ângulos;
·         Identificar ângulos: reto, agudo e obtuso;
·         Reconhecer ângulos complementares e ângulos suplementares;
·         Reconhecer ângulos opostos pelo vértice;
·         Resolver problemas sobre medidas de ângulos;
·         Identificar os ângulos formados por duas paralelas e uma transversal e nomeá-los;
·         Relacionar a medida de ângulos correspondentes, alternos e colaterais.

2° Bimestre
- Soma das medidas dos ângulos de um polígono qualquer;
- Soma das medidas dos ângulos externos de um polígonos qualquer
- Elementos do triângulos;
- Lados e ângulos opostos;
-Classificação dos triângulos;
-Mediana de um triângulos;
- Altura de um triângulos;
-Bissetriz de um triângulos;
-Congruência de um triângulos;
- Propriedades dos triângulos isósceles e eqüiláteros;

Habilidades
·         Conceituar triângulo;
·         Classificar os triângulos quanto os lados e quanto aos ângulos;
·         Conhecer a condição de existência de um triângulo;
·         Identificar mediana, altura e bissetriz de um triângulo;
·         Calcular a soma da medida dos ângulos internos de um triângulo;
·         Reconhecer que qualquer ângulo externo de um triângulo é igual a soma dos ângulos internos não-adjacentes;
·         Reconhecer ângulos opostos pelo vértice;

3° Bimestre
·         Congruência de triângulos;
·         Quadriláteros.
·         circunferência, disco, raio, diâmetro, corda, retas tangentes e secantes.


Habilidades
·         Reconhecer triângulos congruentes;
·         Identificar os casos de congruência de triângulos;
·         Aplicar as propriedades de congruência em triângulos;
·         Identificar figuras simétricas em relação a uma reta;
·         Reconhecer os elementos dos quadriláteros;
·         Identificar quadriláteros convexos;
·         Calcular a soma de medidas dos ângulos internos de um quadrilátero convexo;
·         Classificar os paralelogramos, os trapézios;
·         Resolver exercícios que envolvam ângulos de quadriláteros;


4° Bimestre
·         Reta e circunferência
·         Propriedades da reta à circunferência
·         Ângulo Central
·         Ângulo inscrito

Habilidades
·         Calcular a soma de ângulos internos e externos de um polígono;
·         Distinguir circunferência de círculo;
·         Identificar centro, raio, corda e diâmetro;
·         Identificar as posições relativas de duas circunferências;
·         Identificar as posições relativas de uma reta e uma circunferência;
·         Calcular a medida dos ângulos central e inscrito;


Avaliação
è Atividades em sala
è Simulado
è Avaliação Bimestral
è Avaliação Mensal
è Trabalhos.
è Laboratório de matemática.










Nenhum comentário:

Postar um comentário