CRONOGRAMA DE PROVAS

sábado, 2 de julho de 2011

mídia e pesquisa em educação

Avaliação

Após a leitura dos artigos, solicitamos que tente definir cada método e apresente as diferenças existentes entre eles e a seguir encaminhe a atividade para o seu professor tutor.

O artigo de Problematização sobre o exercício de ver: mídia e pesquisa em educação

de Rosa Maria Bueno Ficher

O artigo é uma mistura de dois métodos ( o indutivo e o dialético), quando ela aborda : “... as pesquisas em educação como objeto ou como material empírico as imagens da televisão ou as diferentes formas veicular...”, ela começa à nortear suas idéias utilizando o método indutivo, baseado em observações, coleta de dados através de pesquisas, conhecimento baseado na experiência e vivência principalmente quando ela fala na página 84 sobre o discurso da medicina, do pedagógico do século XIX..

Mas embora ela faça muito o uso desse método Indutivo ela também abre as portas para a concepção moderna e lógica da história humana, que seguem uma trajetória que ainda requer muito solução, veja a fala de Rosa Maria na página 85: ...” trago imagens que hoje são presença obrigatória na televisão, nas revistas, nos jornais: a figura das meninas adolescentes na televisão que ascendem meteoricamente o estrelato do mundo chamado fashion.

As experimentações e investigações feitas através do objeto de pesquisa a televisão reforça que o desempenho audiovisual de certa forma acaba interferindo na vida das pessoas desenvolvendo aí o método hipotético dedutivo.

PROCESSOS DE OBJETIVAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO EM

AMBIENTES DE EAD

O artigo produzido por Maria Taís de Melo, pode ser considerado dedutivo pois suas idéias são baseadas em propostas racionalistas: Alguns autores, como Freud, a descrevem como personalidade, outros como identidade (LAGO, 1991), ou, ainda, constituição de sujeito (VYGOTSKY, 1991). Em Psicologia Social evita-se o termo personalidade, pois esta denominação implica em idéia de estrutura, de algo estático que não é passível de mudanças.

Já na página 14 quando ela faz a seguinte abordagem: “ No processo de constituição o indivíduo se apropria, através da mediação semiótica, das significações socialmente e historicamente produzidas e, vivendo em um espaço intersubjetivo e possuindo uma história particular, atribui sentido pessoal para suas experiências. O sujeito torna-se autor e ator, pois transforma o contexto social ao qual está inserido...” este é um exemplo de método hipotético dedutivo, pois a aplicação às ciências Sociais se tornam limitadas.Existe uma preocupação bem grande em relação à cultura , e os novos rumos tecnológicos e o meio social.

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