CRONOGRAMA DE PROVAS

sábado, 2 de julho de 2011

Pesquisa pedagógica.

A discussão apresentada aborda dois tipos de pesquisa de grande importância para pesquisadores na construção de novas descobertas, utilizando um paralelo entre pesquisas quantitativa e qualitativa. Mas, devemos ressaltar que há outros tipos de pesquisas porém as mais utilizadas são essas, pois atendem com mais precisão os objetivos alcançados . Sabemos que pesquisa que é um processo de ensino aprendizagem voltada para a construção do conhecimento, possui metas geradoras de novos conhecimentos. E este texto vem abordar os dois principais tipos de pesquisas - a quantitativa e a qualitativa.

A pesquisa qualitativa possui vários significados no campo de pesquisa social, visando decodificar os componentes de um sistema de significados. Ela busca atender algo específico deixando de lado dados estatísticos, esta cita descrições comparações e interpretações. Com ela há uma interação entre pesquisador e participante.

Para que se tenha um melhor entendimento sobre a pesquisa quantitativa, citaremos sete etapas que julgamos necessárias à realização de uma pesquisa quantitativa: 1) definição do objetivo da pesquisa; 2) definição da população e da amostra; 3) elaboração dos questionários; 4) coleta de dados (campo); 5) processamento dos dados (tabulação); 6) análise dos resultados; 7) apresentação e divulgação dos resultados

A pesquisa qualitativa segundo Lündke e André (1986 p13) ela se divide em pesquisa etnográfica e o estudo de caso.

Pesquisa etnográfica, muito usada por antropólogos e sociólogos, foi ganhando espaço no meio educacional surgindo assim uma nova linha de investigação.Há vários critérios de discussão no uso da etnografia na área da educação: a) redescobrimento de problemas; b) a realização da pesquisa de campo deve ser feita pessoalmente; c) duração da pesquisa de campo de pelo menos 1 ano; d) experiências culturais; e) abordagens de acordo com métodos de coletas; f) relatórios com grandes quantidade de dados.

É sempre bom lembrar que abordagem etnográfica permite a combinação de técnicas como: Observação, entrevista história de vida, análise de documentos, vídeos fotos.

Estudo de caso, segundo Lündke e André (1986 p17) vai estudar um único caso, acontece quando o pesquisador tem interesse em pesquisa particular, com somente uma situação à ser estudada.As autoras ainda esclarece que “ o caso é sempre bem delimitado, devendo ter contornos claramente definidos no desenvolver do estudo”.

As características desse estudo são: a) Os estudos de caso visam a descoberta; b) enfatizam “a interpretação em texto”; c) retratam a realidade de forma completa e profunda; d) uso de vária fontes de informação; e) experiência que permitem generalização; f) representação de diferentes conflitos; g) relatório de pesquisa.

Sabemos que para a ciência, as demonstrações de suas pesquisas dependem desses tipos de técnicas, Observamos que é o emprego de determinado método visa contemplar determinada pesquisa. Fazendo com que o pesquisador escolha que técnica método adotar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente texto se preocupou em fazer abordagens sobre pesquisa qualitativas seus diversos tipos e técnicas.

Sabemos que a compreensão e interpretação fenômenos a partir de uma investigação são tarefas constantes na produção do conhecimento humano. Os procedimento adotados faz com que utilizemos os métodos, dirigindo-nos uma ampla visão em relação aos fenômenos e problemas investigados.Mas somente isso n~]ao basta temos que ser interativos, dinâmicos e bastante compreensivos para construirmos um esqueleto metodológico embasados nas técnicas estudadas .

Assim, tanto os métodos que constituem a pesquisa quantitativa como os que constituem a pesquisa qualitativa precisam ser bastante estudados e utilizados para que haja um sucesso na respectiva utilização durante o processo investigatório.

BIBLIOGRAFIA

Lündke, Menga e André, Marli E.D.A Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas, São Paulo EPU 1986

http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica, 2º ed. São Paulo ed. Atlas 1991,

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